novembro 30, 2010

DESTAQUES

quinta-feira, 2 de Dezembro, 23h30
AO VIVO: RITA BRAGA & YVETTE DUDOIT [pt]



// Não podia haver melhor proposta para abrir a época natalícia. Rita Braga regressa ao Lounge com o seu ukelele e as suas canções de fantasia, feitas de doces e gentis assombrações de clássicos de tempos idos. Desta vez vem acompanhada pela havaiana Yvette Dudoit (multi-instrumentista dos Fort King), com quem andou em digressão por Los Angeles e São Francisco.

"Rita Braga, de Lisboa (música, ilustradora e animadora), tem um repertório de canções que vão desde Mozart no ukelele a folk Sérvio, Polaco e Russo, canções de cowboys, lounge dos anos 50, jazz dos anos 20, ou bollywood. Geralmente com actuações a solo, mantém uma colaboração frequente com Chris Carlone desde 2008 (músico, actor e realizador de Nova Iorque). Juntos fizeram uma tour na costa leste dos EUA em 2008 e em Setembro de 2010 reencontraram-se em terras do Arizona, baptizando esta dupla com o nome “Chips and Salsa”. Em ambos os encontros fizeram uma série de vídeos musicais dirigidos pelo próprio Chris Carlone. Outras colaborações regulares incluem o cartonista e músico sérvio Vuk Palibrk, com quem tem tocado em Festivais de Banda Desenhada, arte que liga os dois para além da música e do cinema de animação (este ano actuaram juntos no festival “Novo Doba” em Belgrado, “Crack! Fumetti dirompenti” em Roma, no “Interzone – Comic and Streetart festival” em Erfurt, Alemanha e no clube Knochenbox em Berlim). Recentemente conheceu Yvette Dudoit (Fort King), música havaiana que a acompanhou na última tour americana no banjo, guitarra slide, cuatro e bateria em quatro concertos em Los Angeles e em São Francisco. A Yvette encontra-se agora em Portugal e vão apresentar o seu dueto em quatro concertos em Lisboa, Faro e Coimbra, juntando alguns temas originais. Rita Braga colaborou também ao vivo com Norberto Lobo, Bernardo Devlin, Dorit Chrysler, Nik Phelps, Ghuna X, Tiago Albuquerque (Soaked Lamb) e participou no disco “Femina” do Legendary Tigerman com um tema escrito pelos dois: “The Wind Will Blow Everything”. O álbum de estreia de Rita Braga está previsto que saia em Janeiro próximo e intitula-se “Cherries That Went To The Police”. Gravado entre Lisboa, Filadéfia, Ghent e Los Angeles, conta com a Carlone Orchestra (Chris Carlone no banjo, guitarra slide, bateria, piano, harmónica), Nik Phelps no clarinete (Tom Waits, Frank Zappa), Jef Hogan-Buffa no contrabaixo (Tom Waits) e é produzido pelo Bernardo Devlin (ex-Osso Exótico), que também participa em diversos temas (orgão, harmónica, guitarras, colagens). Em 2010 Rita Braga andou em digressão por França, Portugal, Sérvia, Itália, pela costa oeste dos EUA (Tucson, Los Angeles e São Francisco) e Alemanha, colaborando com diversos músicos locais pelas cidades onde actuou."

"All way from Lisbon, Portugal comes Rita Braga. This charming and beautiful Ukulele queen with a voice of velvet plays a brilliant mishmash of sound. Combining Julee Cruise esque Lounge with a strange mix of folk ranging from Serbian, Hawaiian, and Appalachian Mountain music, Rita Braga's sound is truly unique and refreshing." (Chris Carlone)

www.ritabraga.com
www.myspace.com/superbraguita
www.myspace.com/fortking



Quinta-feira, 2 de Dezembro: Rita Braga ft. Yvette Dudoit [live] + Mário Valente [dj set]