junho 02, 2008

DESTAQUES

quarta-feira, 4 de Junho, 23h00
ao vivo: AWESOME COLOR [U.S.]



It's awesome! Estes rapazes de Michigan têm andado em digressão pela Europa com os Dinousaur Jr., sendo que logo a seguir ao Primavera Sound vêm ao Lounge mostrar o seu "Electric Aborigines", segundo álbum da banda, editado pela Ecstatic Peace de Thurston Moore e Andrew Kesin. Falar desta label é falar também de nomes como Be Your own Pet, Tall Firs ou Magik Markers.

"Na coluna esquerda, uma guitarra cuspindo "feed-back" como catarse demoníaca. Na coluna direita, alguém que encarna Fred Sonic Smith, ele dos MC5, e se liberta em solos espasmódicos, reacção directa a todo o ruído. Na coluna esquerda e na coluna direita, por todo o lado, uma seccção rítmica entregue aos movimentos cirulares de um furioso tribalismo rock'n'roll. É a primeira canção de "Electric Aborigines", o segundo álbum dos Awesome Color, protegidos de Thurston Moore, dos Sonic Youth, e J Mascis, dos Dinosaur Jr. É a primeira canção de "Electric Aborigines", dizíamos, e a partir dela não há como voltar atrás. Durante 45 minutos, o trio transforma-se na banda do século - enquanto ouvimos esta música, tornamo-nos tão pouco lúcidos e tão excessivos quanto a banda que a toca. Como sempre acontece o segredo não está nos elementos que reconhecemos. O segredo está na forma como tudo isto nos atinge como algo de vital e urgente. São os berros de um Iggy adolescente, o "boogie" Canned Heat infernizado, o garage tão devedor da Chocolate Watchband quanto dos Oneida. São estas "jams blues" que levitam até à estratosfera antes de, movimento descendente, se estatelarem numa fábrica abandonada - e eles, nada preocupados com a queda, limitam-se a ajeitar os instrumentos e a continuar a tocar. Neste album onde cabem mantras rock'n'roll para dança libertária - "come and dance, come and dance now"-, neste álbum em que se procura fazer do ruído um bem necessário à sanidade mental e por onde se passeiam os fantasmas de todos os heróis garage dos últimos 40 anos - com os Mudhoney a acenarem em aprovação e os Talking Heads embrutecidos pela descarga eléctrica de "Step Up"-, sentimos uma pulsão irreprimível que impede qualquer racionalidade. Alucinados com tamanha entrega ao deus rock'n'roll, exclamamos: banda do século." Mário Lopes in Ípsilon

"Os Awesome Color são um power trio que rocka como quem o faz e sabe fazer há muitos anos. Derek Stanton assume o leme da banda, com uma voz intensa, mas sobretudo com uma guitarra tão potente que desafia a corrente eléctrica a cada riff e que explode em inúmeros solos poderosos. O baixo de Michael Troutman faz a cama à guitarra e deixa-a voar. A bateria de Allison Busch marca o compasso com uma batida seca e sincopada, cheia de pratos. O todo produz aquele rock que vai beber à mesma fonte dos anos 70 onde bebem os Comets On Fire, se bem que menos ácidos, mas igualmente energéticos. Uma energia que presta reverência a Black Sabbath e a Jimi Hendrix que só podia ganhar expressão na Ecstatic Peace! Segundo diz quem já teve o privilégio, o nome Awesome Color ainda faz mais sentido como metáfora de "jam session" quando se assiste ao fenómeno em um concerto, onde os 35 minutos referidos são largamente ultrapassados e podem ir até onde estes três músicos quiserem." in http://escape-from-noise.blogspot.com/

http://www.myspace.com/awesomecolor
http://www.myspace.com/ecstaticpeace




Quarta-feira, 4 de Junho: Awesome Color [ao vivo, 23h00, entrada livre] + Irmã Lúcia [dj set]

quinta-feira, 5 de Junho, 23h30
ao vivo: OS 3 MARIAS [pt]




Revivalismo popularucho, resgate 80's, benção melodramática. Os 3 Marias dão-vos corpo e alma de bandeja, em estreia ao vivo e em português no Lounge.

"Temos o prazer de apresentar Os 3 Marias, um novo conjunto musical que canta e dança em português. A cantiga melodramática é a arma escolhida e os ritmos mexidos a grande especialidade deste agrupamento. Com uma mão cheia de temas produzidos no estrangeiro pelo produtor de sucesso Doctor Avalanche, Os 3 Marias arriscam-se a ser a nova coqueluche de todos os portugueses. Os 3 Marias são formados por Epilady Di (voz), Melo e Castro (viola baixo e voz) e Maria Gina (guitarra e voz) e são ajudados nos espectáculos ao vivo por Doctor Avalanche e por uma fantástica equipa multimedia demasiado numerosa para enumerar. Como dizia o poeta, primeiro estranha-se, depois entope. "

http://www.myspace.com/os3marias

Quinta-feira, 5 de Junho: Os 3 Marias [ao vivo, 23h30, entrada livre] + Mário Valente [dj set]