novembro 10, 2009

DESTAQUES

sábado, 14 de Novembro, 23h00
A GERMAN ACCENT #02

// "FIGHT! Nas noites A German Accent os Intenal Sync convidam os representantes das suas editoras alemãs (e outros amigos que representem a música feita por lá) a partilharem a cabine de DJ. Em A German Accent #2, o convidado é Fausto Messina. Italiano com edições em selos como a Maschine (Frankfurt) e a WIR de Colónia, que o afirmaram como um peso pesado do techno, tendo os seus discos o apoio de gente como Sven Vaeth, Loco Dice, Oliver Lieb (com quem trabalhou também), DJ T ou Luciano. Messina é techno mas também é house e minimal, correndo todos estes géneros nas suas actuações como dj. Há um cuidado na escolha, que se reflecte num conjunto de sons orgânicos e quentes."
www.myspace.com/faustomessina
www.faustomessina.com
www.myspace.com/internalsync



sexta-feira, 13 de Novembro, 23h30
AO VIVO: SWELL [us]



Estiveram no Lounge em Novembro de 2008. Gostaram tanto que prometeram voltar. E agora, precisamente doze meses depois, o prometido é devido.

// "Devíamos todos voltar a ouvir álbuns como "Too Many Days Without Thinking" (1997) ou "For All the Beautiful People" (1998) para nos lembrarmos que os Swell são um tesouro importante da música independente norte-americana do final dos anos 90. Visitaram-nos por três ocasiões, mas para a história fica o concerto de Setembro de 1998, no São Luiz, com a maior parte do público sentada no palco, à volta dos músicos, como numa reunião entre amigos. O novo século atirou com os Swell para o esquecimento - esta nova digressão pela Europa, onde sempre foram mais populares que na sua própria terra, é uma oportunidade para restabelecermos contacto." (Vitor Junqueira in juramentosembandeira.blogspot.com)
// "No activo desde os finais dos anos 80, os Swell ganharam alguma notoriedade após o convite para a abertura dos Mazzy Star no mítico I-Beam de São Franscisco, a cidade que viu crescer David Freel, Sean Kirkpatrick e Monte Vallier, o núcleo duro deste projecto durante vários anos. "Swell" e "…Well?" saíram pela Psyco & Specific, etiqueta criada pela banda no início dos anos 90. Após a explosão dos Nirvana, John Peel classificou-os como a next big thing. Coincidência ou não, os Swell assinaram pela Def American e mais tarde pela Beggars Banquet. A banda, mais apreciada no velho que no novo continente, correu a Europa em numerosas digressões, três das quais com Portugal como ponto de paragem. Promoveram "41", "Too Many Days Without Thinking", "For all The Beautiful People", "Everybody Wants to Know" e "Whenever You’re Ready". Pelo caminho foram entrando e saíndo vários elementos, sobretudo bateristas. Rob Ellis (PJ Harvey) e Nick Lucero (Queens of the Stone Age), assumidos apreciadores dos Swell, foram assistindo David Freel que, após quase quatro anos de silêncio, volta a escrever e gravar canções em 2007. O resultado é "South of The Rain and Snow", e uma nova digressão europeia, com passagem por Portugal em Novembro de 2008. "Ao oitavo disco, os Swell estão mais purificados que nunca" (Libération). Em 2009, novo álbum, "Be My Weapon", e novo regresso a Portugal."
www.myspace.com/swellswellswell


quinta-feira, 12 de Novembro, 00h30
AO VIVO: FAD!GAZ [pt]



This Area Monitored By Video Camera
// "Fad!gaz (aka Fernando Fadigas) estudou Artes Gráficas, Fotografia e Artes Visuais. Actualmente é produtor independente (músico/dj) e sonoplasta com trabalhos realizados em instalação, performance, teatro, espectáculos multimédia e alguns filmes institucionais. Desde o início dos anos 90 que explora e divulga música experimental, electrónica e música de dança de cariz mais vanguardista, tocando em diversas exposições, festivais e clubes em Portugal, Espanha, França, Irlanda, Alemanha, Irlanda do Norte e Inglaterra. Em 2001 fundou com Miguel Sá a editora e promotora independente variz.org e também os projectos Tra$h Converters (dj) e Producers (live). Ao longo dos últimos anos promoveram festivais e concertos de artistas como Frank Bretschneider, Ikue Mori, Tujiko Noriko, Cluster, Jacob Kirkegaard, Fennesz, Victor Gama, Rafael Toral, Kim Cascone, Cylob, Neoangin, Nova Huta, Akufen, Portable, Bodycode, Zentex, Bruno Pronsato, Lump, Sutekh, Safety Scissors, Jerry the Cat, The Activator (UR), Photonz, Bandidos, Nuno Bernardino, Orson & Welles, entre muitos outros." // "THIS AREA MONITORED BY VIDEO CAMERA é um projecto dos Orson & Welles, iniciado em 2006 e assente em dois pilares fundamentais: por um lado, dar a conhecer a música de artistas nacionais emergentes; por outro, explorar as potencialidades da componente vídeo, no sentido de acrescentar mais valias visuais ao espaço onde actua. O projecto acontece de dois em dois meses no Lounge, sempre na primeira 5ª feira. Os artistas convidados apresentam-se em formato live act ou em concerto e os géneros musicais têm variado por entre o ambient, o house, o acid, o techno ou a electrónica mais experimental, havendo sempre abertura para outros estilos. Para além de anfitriões e da manipulação vídeo, os Orson & Welles completam a noite com um DJ set adaptado à sonoridade do projecto convidado." PARA ENTREGAR MAQUETES, CONTACTAR: info@orsonandwelle.org
www.myspace.com/fadigaz
www.myspace.com/orsonandwelles

Quinta-feira, 12 de Novembro: Fad!gaz [ao vivo, 00h30] + Orson & Welles [dj set]
Sexta-feira, 13 de Novembro: Swell [ao vivo, 23h30] + Mário Valente [dj set]
Sábado, 14 de Novembro: A German Accent #02: Internal Sync + Fausto Messina